A Loterias do Estado do Paraná (Lottopar) tornou-se a primeira loteria brasileira a receber a certificação de Nível I em Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo (PLDFT), concedida pela Corporação Iberoamericana de Loterias e Apostas do Estado (CIBELAE).
Segundo o site da autarquia paranaense, a certificação ocorre "após meses de trabalho intenso da Comissão de PLDFT da Lottopar, que desenvolveu e aplicou todos os requisitos técnicos exigidos", e foi entregue durante o Seminário Internacional da CIBELAE, em Foz do Iguaçu, realizado entre 24 e 26 de junho.
Desde a sua criação, a Lottopar já incorporou a política de PLDFT como eixo central da sua atuação, e o órgão afirma que todos os editais de concessão publicados já previam obrigações expressas aos operadores sobre o tema, com exigência de políticas próprias, sistemas de prevenção e comunicação de operações suspeitas, outra peça fundamental é a plataforma de gestão e meio de pagamento.
“Essa certificação não é apenas um ponto de chegada, mas um compromisso contínuo com os mais altos padrões de integridade. A Lottopar quer contribuir com o fortalecimento institucional do setor brasileiro como um todo, oferecendo um modelo transparente e eficiente que possa inspirar outras loterias estaduais”, afirmou o diretor-presidente da Lottopar, Daniel Romanowski.
Segundo a CIBELAE, a certificação Nível I em PLDFT é concedida apenas a entidades que demonstram compromisso institucional, capacitação técnica e adoção de medidas concretas de prevenção. A iniciativa integra o esforço contínuo da entidade em promover um setor lotérico ético, seguro e transparente, que não possa ser usado por organizações criminosas como meio de dissimular recursos ilícitos.