As loterias estaduais do Paraná, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Minas Gerais oficializaram a criação da Associação das Loterias Estaduais do Brasil (ALEB). O objetivo é fortalecer a regulação, ampliar o diálogo institucional e promover boas práticas no mercado lotérico estadual. A formalização foi conduzida pela Loterias do Estado do Paraná (Lottopar).
A nova entidade surge em um momento de expansão e profissionalização do setor, consolidando um movimento de alinhamento entre os estados para garantir um ambiente de operação mais seguro, responsável e aderente às competências previstas na Constituição Federal.
Estruturada para operar em frentes estratégicas, a ALEB tem entre seus principais objetivos representar de forma integrada os interesses das loterias estaduais, contribuir para a formulação e aprimoramento de políticas públicas e reforçar ações de integridade, governança, compliance e jogo responsável.
A associação também pretende fomentar o intercâmbio de dados, informações e boas práticas entre os membros, criando um ecossistema mais qualificado e integrado.
A ALEB permanece aberta à entrada de novos estados, desde que cumpram um critério essencial: respeitar integralmente o limite territorial das operações lotéricas. A regra está prevista no Estatuto Social e garante que todos os associados sigam o entendimento constitucional de que a exploração lotérica estadual só pode ocorrer dentro dos limites geográficos de cada estado.
O descumprimento dessa diretriz pode resultar no desligamento do associado após deliberação da Assembleia Geral.
Com a criação da entidade, as loterias estaduais passam a contar com uma representação unificada capaz de ampliar o diálogo com reguladores, governos e instituições internacionais do setor. A iniciativa reforça o compromisso dos estados com uma atuação transparente, moderna e responsável, contribuindo para consolidar um mercado lotérico mais seguro e eficiente no país.
A ALEB inicia suas atividades com representantes de quatro estados:
Maranhão: Cassiano Pereira Júnior
Minas Gerais: Onesimo Diniz Moreira
Mato Grosso do Sul: Wilson Alonso Costa
Paraná: representado pelo presidente da Lottopar, Daniel Romanowski
A associação afirma estar aberta a novas adesões que compartilhem a mesma visão. Os interessados podem contatar os representantes estaduais para solicitar a admissão, que será votada em assembleia.