O Campeonato Amazonense de Futebol Feminino de 2025 foi suspenso nesta segunda-feira, 25 de setembro, em decisão tomada pelo presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas (TJD-AM), Hugo Sérgio Lima Ribeiro. A paralisação é consequência de uma suspeita de manipulação de resultados na partida entre Itacoatiara FC e Manaus FC.
O jogo, realizado em 23 de agosto, terminou empatado em 1 a 1 graças a um gol contra feito pela zagueira Luana, do Itacoatiara. O lance levantou desconfiança pela forma como ocorreu, e a Procuradoria Desportiva fez o pedido de suspensão ao TJD-AM.
“De acordo com a súmula, aos 39 minutos do segundo tempo, a atleta Luana Santos Gonçalves, do Itacoatiara Futebol Clube, que vencia a partida por 1 a 0, chutou a bola de forma deliberada contra a própria meta. A goleira Alexa Gabriela, também do Itacoatiara Futebol Clube, não fez qualquer tentativa de defesa, contribuindo para o gol contra. Após o gol, a atleta Luana Santos Gonçalves teria se dirigido às jogadoras adversárias dizendo: ‘Bora Manaus, agora ‘bora’ jogar, Pronto, Tai o jogo agora’”, diz um trecho da decisão do TJD-AM.
A paralisação do Campeonato Amazonense de Futebol Feminino é válida até que haja o “julgamento do mérito da denúncia”. O TJD-AM determinou ainda a suspensão preventiva de Luana e Alexa por 30 dias.
A decisão (disponível neste link) não cita, no entanto, se há suspeita de esquema de apostas ou se a possível manipulação estaria relacionada a outro motivo. O Yogonet tenta contato com o Itacoatiara, mas, até o momento, não houve resposta da mensagem enviada ao perfil oficial do time. O espaço segue aberto para manifestação.