O Santos Futebol Clube promoveu, na última sexta-feira, 27 de junho, uma palestra educativa voltada à prevenção contra a manipulação de resultados e apostas esportivas.
A atividade reuniu atletas, comissões técnicas e funcionários das categorias de base, tanto do futebol masculino quanto feminino, e teve como objetivo orientar e conscientizar os participantes sobre os riscos e consequências relacionados a práticas ilícitas no esporte. O workshop foi ministrado por Tiago Horta, head de integridade da Genius Sports, empresa especializada em monitoramento e análise de dados esportivos, credenciada pela FIFA.
Segundo o site do Santos, Horta explicou como ocorrem os esquemas de manipulação de resultados, alertou sobre os prejuízos éticos, profissionais e legais envolvidos e destacou a importância da denúncia imediata em casos de tentativa de aliciamento. O especialista também apresentou os canais de apoio disponíveis aos atletas e funcionários.
“Foi uma tarde muito relevante para o Clube. Atletas da base e funcionários tiveram a oportunidade de ouvir um representante credenciado pela FIFA sobre um tema importante e atual. Isso também é fundamental para passarem para os familiares ou responsáveis”, disse Fernando Bonavides, vice-presidente do Santos FC.
A Genius Sports é uma das entidades que firmaram Acordo de Cooperação com o Ministério do Esporte em maio deste ano, com o objetivo de fortalecer políticas públicas voltadas à integridade esportiva, incluindo ações educativas e mecanismos de monitoramento. As outras empresas são a Sport Integrity Global Alliance (SIGA), International Betting Integrity Association (IBIA), Sportradar, Associação de Bets e Fantasy Sport (ABFS).