O senador Izalci Lucas (PL-DF) defendeu na terça-feira, 27 de maio, em discurso no plenário, a prorrogação dos trabalhos da CPI das Bets, informou a Agência Senado.
O parlamentar argumentou que o colegiado precisa de mais tempo para ouvir testemunhas, como o influenciador digital Luan Kovarik, o Jon Vlogs, que não compareceu à oitiva prevista para o dia por estar fora do país. A CPI aprovou um pedido de condução coercitiva a ele e ao empresário Jorge Barbosa Dias, proprietário da plataforma MarjoSports, que também não compareceu.
Anteriormente, a comissão teve seus trabalhos prorrogados por 45 dias pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), e tem previsão de encerramento em 14 de junho.
Segundo Izalci, um novo adiamento é fundamental para garantir a conclusão responsável do relatório final. “Se o objetivo é apurar e melhorar a legislação, a gente vai precisar de um tempinho a mais”, afirmou.
Uma prorrogação também foi defendida pela relatora da CPI, senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS). Ela chegou a afirmar que acionaria o STF caso não houvesse extensão do prazo.
"A intenção é entregar um trabalho digno. O pedido de prorrogação é apoiado por 29 senadores. Não é possível negar a vontade de mais de um terço da Casa”, disse Thronicke à Carta Capital na semana passada.
No entanto, Alcolumbre não deu nenhuma indicação recente de que vá estender novamente o prazo de trabalho do colegiado e, segundo a Carta Capital, Thronicke já tem trabalhado na elaboração do parecer final. A expectativa é que o texto responsabilize os influenciadores com base em infrações no Código de Defesa do Consumidor e que traga propostas legislativas para combater o vício em apostas.