O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, sugeriu o aumento da tributação sobre as bets como alternativa para diminuir o impacto das mudanças feitas pelo governo no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A declaração foi dada na segunda-feira, 26 de maio, em um evento sobre a indústria brasileira.
“O ministro [da Fazenda, Fernando] Haddad tem que entregar o orçamento fiscal. É responsabilidade dele. Então, tem que dizer qual é a alternativa. Eu já faço uma sugestão pública aqui: vamos aumentar os impostos das bets, que estão corroendo as finanças populares. A gente poderia, com isso, diminuir, por exemplo, o impacto do IOF e criar alternativa”, afirmou Mercadante, segundo a Agência Brasil.
A fala ocorre em meio à polêmica do aumento do IOF, medida que tem gerado reações contrárias do mercado financeiro e das indústrias.
Atualmente, as bets já contam com uma tributação específica: 12% do Gross Gaming Revenue (GGR) são recolhidos mensalmente, além de demais impostos relacionados à atividade empresarial.
Há também o Imposto Seletivo, nova cobrança estabelecida pela reforma tributária sobre produtos considerados nocivos à saúde e ao meio ambiente. Ele deve começar a incidir a partir de 2027, em uma alíquota que ainda será definida.