O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), participou, na terça-feira, 10 de dezembro, da sessão de abertura do ano legislativo no parlamento gaúcho. Em mensagem entregue ao presidente da Casa, deputado Sergio Peres (Republicanos), o mandatário destacou a recriação da loteria estadual como uma das prioridades para 2026.
“Vamos encaminhar a recriação da loteria estadual, com um modelo moderno transparente e seguro, debatido com esta Casa, para gerar recursos permanentes para políticas públicas”, disse Leite, segundo comunicado oficial.
O projeto da loteria ainda não foi encaminhado ao Legislativo, mas a expectativa é que, com a atividade, seja possível aumentar a arrecadação estadual em até R$ 4,26 bilhões ao longo de 20 anos, de acordo com o Jornal do Comércio.
Leite usa o termo “recriação” porque o estado já teve uma loteria própria. Fundada em 1834, a Lotergs deixou de existir em 2004. A ideia é que o novo modelo conte com a participação da iniciativa privada e possa explorar as apostas esportivas online, setor em alta no Brasil, além de outras atividades lotéricas.
Nos últimos meses, diferentes estados têm avançado na criação de loterias. Mais recentemente, o governador de Rondônia, Marcos Rocha (PSD), enviou ao Legislativo rondoniense um projeto de regulamentação das bets. Para isso, o chefe do Executivo pretende criar um serviço público de loteria