ITACOATIARA FUTEBOL CLUBE

Atletas são suspensas por manipulação de resultados no Amazonense Feminino

Foto: Divulgação/TJD-AM
02-09-2025
Tempo de leitura 1:52 min

A Segunda Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Amazonas (TJD-AM) condenou, por unanimidade, as atletas Luana Santos Gonçalves e Alexa Gabriela Santana Glória, do Itacoatiara Futebol Clube, por manipulação de resultados no Campeonato Amazonense Feminino. O julgamento ocorreu nesta segunda-feira, 1º de setembro.

Em seu voto, o relator Geraldo Afonso Vieira da Rocha Filho destacou que a prática compromete os valores esportivos, segundo informado pelo TJD-AM em publicação.

“O futebol feminino vem conquistando, cada vez mais espaço e reconhecimento em nosso Estado. Atitudes como esta não apenas maculam a credibilidade do campeonato, mas também desrespeitam todas as atletas que competem de forma honesta, além de torcedores e organizadores”, afirmou.

Punições às atletas

Luana Santos foi enquadrada no artigo 243-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e recebeu pena de 24 partidas de suspensão, reduzida para 12 jogos por ser a primeira infração e se tratar de competição não profissional.

Já Alexa Gabriela foi condenada a 16 partidas de suspensão, também reduzidas pela metade, resultando em oito jogos de afastamento.

O relator explicou ainda que não aplicou multa financeira, já que o CBJD dispensa atletas não profissionais desse tipo de sanção.

Multa ao clube e anulação do jogo

Além das punições individuais, o Itacoatiara FC foi multado em R$ 15 mil, com prazo de cinco dias úteis para pagamento, por omissão diante do episódio, conforme o artigo 191, II, do CBJD.

O resultado da partida foi anulado, e a Federação Amazonense de Futebol deverá remarcar o confronto em Manaus, sob fiscalização direta da entidade.

O jogo, realizado em 23 de agosto, terminou empatado em 1 a 1 graças a um gol contra feito pela zagueira Luana, do Itacoatiara. O lance levantou desconfiança pela forma como ocorreu, e a Procuradoria Desportiva fez o pedido de suspensão ao TJD-AM.

“De acordo com a súmula, aos 39 minutos do segundo tempoa atleta Luana Santos Gonçalves, do Itacoatiara Futebol Clube, que vencia a partida por 1 a 0, chutou a bola de forma deliberada contra a própria meta. A goleira Alexa Gabriela, também do Itacoatiara Futebol Clube, não fez qualquer tentativa de defesa, contribuindo para o gol contra. Após o gol, a atleta Luana Santos Gonçalves teria se dirigido às jogadoras adversárias dizendo: ‘Bora Manaus, agora ‘bora’ jogar, Pronto, Tai o jogo agora’”, diz um trecho da decisão do TJD-AM.

Os comunicados do TJD-AM, no entanto, não especificam se há algum relação com esquema de apostas ou com outro fato que teria motivado a suposta manipulação de resultados.

Deixe um comentário
Assine nosso boletim
Digite seu e-mail para receber as últimas novidades
Ao inserir seu endereço de e-mail, você concorda com os Condiciones de uso e a Políticas de Privacidade da Yogonet. Você entende que a Yogonet poderá usar seu endereço para enviar atualizações e e-mails de marketing. Use o link de Cancelar inscrição nesses e-mails para cancelar a inscrição a qualquer momento.
Cancelar inscrição
NOTíCIAS RELACIONADAS