A Polícia Civil do Maranhão realizou na quarta-feira, 30 de julho, a apreensão de veículos de luxo, celulares e outros bens de influenciadores digitais suspeitos de promovorem jogos ilegais.
Segundo as autoridades, os investigados utilizavam seus perfis para estimular seguidores a participarem dos jogos. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça. A polícia também identificou movimentações financeiras suspeitas, sendo efetuado o bloqueio judicial de mais de R$ 11 milhões em contas vinculadas aos investigados.
Batizada de Dinheiro Sujo, a operação foi coordenada pelo Departamento de Combate aos Crimes Tecnológicos (DCCT), da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic).
“Esses carros de luxo estavam em nome de terceiros e foram adquiridos com os valores auferidos através dessas divulgações ilegais”, destacou o delegado Pedro Adão, chefe do DCCT, em comunicado oficial.
De acordo com as investigações, o grupo usava as redes sociais para atrair vítimas por meio de promessas de lucros fáceis e rápidos. Após o cadastro em plataformas de jogos, seguidores eram orientados a realizar depósitos, movimentando valores cuja origem e destino são alvo de apuração. A divulgação era feita por influenciadores contratados por integrantes do esquema
O grupo pode responder por contravenção penal, lavagem de dinheiro e organização criminosa. As investigações seguem em andamento para apurar a participação de outros envolvidos.