SEGUNDO O JORNAL BRITÂNICO THE TIMES

Paquetá deve ser absolvido de acusações de manipulação de resultados na Inglaterra, diz jornal

Imagem: Getty Images
29-07-2025
Tempo de leitura 1:55 min

O meia Lucas Paquetá, do West Ham United, deve ser absolvido das acusações de manipulação de resultados em partidas da Premier League. A decisão, ainda não oficial, deverá ser anunciada nos próximos dias por uma comissão reguladora independente, segundo fontes ouvidas pelo jornal The Times.

O jogador brasileiro foi acusado em maio do ano passado pela Federação Inglesa de Futebol (FA) de deliberadamente provocar cartões amarelos em quatro partidas, nos campeonatos de 2022-23 e 2023-24. Caso fosse considerado culpado, o atleta poderia enfrentar uma suspensão de vários anos.

Desde o início do processo, Paquetá sempre se declarou inocente. Em comunicado divulgado na época em que foi acusado, afirmou:

“Estou extremamente surpreso e chateado com a decisão da FA de me acusar. Por nove meses, colaborei com todas as etapas da investigação e forneci todas as informações que pude. Nego as acusações na íntegra e lutarei com todas as minhas forças para limpar meu nome. Devido ao processo em andamento, não farei mais comentários.”

O caso tem ainda um desdobramento financeiro: com a possível absolvição, a FA pode ser obrigada a arcar com os custos legais da defesa do atleta, que giram em torno de £1 milhão (R$ 7 milhões, na cotação atual). Até o momento, nem a federação nem o West Ham comentaram publicamente o desfecho.

As partidas sob investigação envolvem jogos contra Leicester City, Aston Villa, Leeds United e Bournemouth. Entre os lances destacados está um cartão amarelo recebido por Paquetá após uma falta em John McGinn, do Aston Villa, em março de 2023.

Na época, a acusação da FA apontava que os cartões teriam sido recebidos de forma proposital para que “uma ou mais pessoas” lucrassem em apostas que envolviam punições durante os jogos. Não havia, no entanto, qualquer indício de que Paquetá tenha apostado ou recebido dinheiro diretamente pelos lances.

O processo também teve impacto direto na carreira do atleta. O Manchester City desistiu de contratar Paquetá, que possuía uma cláusula de rescisão de £85 milhões. Agora, com a possível absolvição, o West Ham terá que decidir se mantém o jogador no elenco ou se tenta negociá-lo novamente.

Paquetá foi o primeiro jogador da Premier League formalmente acusado de spot-fixing, prática que consiste em manipular momentos específicos de uma partida – como cartões ou laterais – para favorecer apostadores. 

Conforme reportagem do The Times, o escândalo também chegou à Espanha, com suspeitas sobre o brasileiro Luiz Henrique, então no Real Betis, por suposta manipulação em uma partida no mesmo dia de um dos jogos investigados de Paquetá. No entanto, a federação espanhola não apresentou qualquer acusação contra o atleta, que também negou envolvimento.

Deixe um comentário
Assine nosso boletim
Digite seu e-mail para receber as últimas novidades
Ao inserir seu endereço de e-mail, você concorda com os Condiciones de uso e a Políticas de Privacidade da Yogonet. Você entende que a Yogonet poderá usar seu endereço para enviar atualizações e e-mails de marketing. Use o link de Cancelar inscrição nesses e-mails para cancelar a inscrição a qualquer momento.
Cancelar inscrição