FIFA COLLECT ACUSADA DE OFERECER JOGOS ILEGAIS

Plataforma da FIFA é alvo de queixa criminal de órgão regulador de jogos de azar na Suíça

Imagem: Sebastien Bozon/GettyImages
21-10-2025
Tempo de leitura 1:05 min

A Autoridade Suíça de Supervisão do Jogo (Gespa) apresentou uma queixa criminal contra a plataforma de tecnologia blockchain FIFA Collect, pertencente à autoridade máxima do futebol mundial. A entidade alega que o site oferece serviços de jogos que não possuem licença na Suíça (onde está sediada a FIFA), sendo, na sua visão, ilegais.

“Várias competições (drops, desafios, etc.) relacionadas aos chamados itens colecionáveis são oferecidas lá [na plataforma]. Esses itens colecionáveis são tokens não fungíveis (NFTs). A participação nas competições só é possível mediante o pagamento de uma aposta monetária, com benefícios monetários a serem ganhos. O ganho de um prêmio pelos participantes depende de sorteios aleatórios ou procedimentos semelhantes. Do ponto de vista da lei sobre jogos de azar, as ofertas em questão são, em parte, loterias e, em parte, apostas esportivas”, diz a Gespa, em comunicado oficial.

A entidade explica que a avaliação criminal final é da responsabilidade das autoridades policiais e diz que, se solicitado, poderá ajudar nas investigações.

O que é o FIFA Collect

No FIFA Collect, o usuário é convidado a explorar “o mundo do colecionismo digital do futebol”, conforme consta no site oficial. A plataforma oferece colecionáveis digitais que representam momentos icônicos do esporte, como gols, defesas e lances inesquecíveis, sendo possível negociá-los no site.

Por meio de desafios, os usuários podem ter acesso a recompensas. Uma delas é o direito de compra (RTB), descrita pela plataforma como “uma oportunidade direta de comprar ingressos para eventos de topo como a Copa do Mundo da FIFA 26.

Deixe um comentário
Assine nosso boletim
Digite seu e-mail para receber as últimas novidades
Ao inserir seu endereço de e-mail, você concorda com os Condiciones de uso e a Políticas de Privacidade da Yogonet. Você entende que a Yogonet poderá usar seu endereço para enviar atualizações e e-mails de marketing. Use o link de Cancelar inscrição nesses e-mails para cancelar a inscrição a qualquer momento.
Cancelar inscrição