O Conselho Interdenominacional de Ministros Evangélicos do Brasil (CIMEB) publicou uma carta aberta contra o projeto de lei (PL) 2.234/2022. A proposta, que prevê a legalização dos cassinos, bingos e jogo do bicho, aguarda apreciação no plenário do Senado. Ainda não há data para a votação, mas a expectativa é que ela ocorra ainda neste mês, antes do recesso parlamentar que se inicia em 18 de julho.
“O Brasil enfrenta diversos desafios relacionados à corrupção e à falta de fiscalização em diversos setores, e a legalização dos bingos e jogos de azar abriria ainda mais portas para atividades ilícitas, tornando extremamente difícil garantir a transparência e a integridade sobre esse setor. É de conhecimento de todos que a aprovação desse PL será instrumento para lavagem de dinheiro do narcotráfico, crime organizado e da corrupção”, diz um trecho da carta aberta, datada de 1º de julho.
— Silas Malafaia (@PastorMalafaia) July 2, 2025
O texto cita também preocupações com o endividamento da população, danos à saúde mental e pareceres técnicos contrários à legalização dos jogos. “Pelo exposto, é que nós líderes evangélicos entendemos que esse pretenso Projeto de Lei precisa ser rejeitado pelo bom senso dos brasileiros. Não mediremos esforços para informar aos evangélicos, na época das eleições, sobre senadores que votarem a favor dessa barbárie”, finaliza o texto.
Entre as lideranças evangélicas que assinam o posicionamento, está o pastor Silas Malafaia, crítico contumaz do setor de jogos.