A Sportradar realizou mais um treinamento sobre integridade no esporte, dessa vez junto à Federação Mineira de Futebol (FMF). No dia 16 de maio, na Arena Independência, árbitros, dirigentes e demais agentes do futebol mineiro foram instruídos sobre como identificar e combater a manipulação de resultados nas competições.
O diretor de Parcerias de Integridade da Sportradar para América Latina, Felippe Marchetti, foi o condutor do treinamento que faz parte de uma série de capacitações que a empresa de tecnologia esportiva vem realizando com clubes e federações em todo o mundo.
"Os métodos de manipulação de resultados se tornaram cada vez mais sofisticados, o que torna fundamental que todos no meio esportivo estejam preparados para reconhecer e denunciar essas práticas. A informação é uma ferramenta poderosa no combate a esse crime. Acreditamos que educação e conscientização são pilares essenciais para juntos, protegermos a integridade do futebol", avaliou Marchetti.
Durante o workshop, os participantes tiveram acesso a conteúdo sobre casos reais, metodologias utilizadas por organizações criminosas e os mecanismos de monitoramento que a Sportradar aplica com tecnologia de ponta.
“A integridade é a base de qualquer esporte. Por isso, fortalecer a consciência de todos os profissionais que atuam no futebol é essencial para preservar o jogo limpo. A FMF tem o compromisso de seguir as melhores práticas de governança e ética no esporte”, avaliou Gabriel Cunha, diretor de competições da FMF.
O programa integra as ações preventivas do sistema global de integridade da Sportradar e já foi aplicado em times como Palmeiras, Sport, Vitória, Náutico e Athletico-PR. A FMF informa que foi a primeira federação do Brasil a promover o treinamento da empresa com o foco na arbitragem.