A Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) discutiu a criação de uma loteria unificada metropolitana como fonte de financiamento para áreas como saúde, transporte e infraestrutura, informou o Correio do Povo.
O encontro, realizado em assembleia geral ordinária na última quinta-feira, 15 de maio, em Guaíba, também teve como destaque o reforço na reivindicação ao governo do Estado por R$ 39 milhões adicionais para a saúde, por meio do programa Assistir.
A reunião contou com a presença de prefeitos, deputados e outras autoridades.
Segundo Marcelo Maranata (PDT), presidente da Granpal e prefeito de Guaíba, a proposta é que cada município elabore seu próprio projeto de lei para aderir à loteria metropolitana, que teria premiação única, mas destinação de recursos definida localmente.
“Alguns vão botar em transporte, outros em saúde, outros em infraestrutura, as negociações serão feitas com as Câmaras Municipais. O resultado disso fica para o município, mas a premiação é metropolitana, o que torna isto mais atrativo. A legislação já autoriza isto, e evita cada cidade ter a sua”, destacou Maranata ao Correio do Povo.
O modelo, segundo ele, está sendo bem recebido pelos gestores e deverá ser inspirado em uma iniciativa semelhante já existente na Argentina. Uma comitiva de prefeitos deverá viajar ao país vizinho para conhecer a proposta de perto.