STF

Fachin se declara suspeito para relatar ação sobre atuação nacional de bets credenciadas no RJ

Edson Fachin (imagem: José Cruz/Agência Brasil)
30-10-2024
Tempo de leitura 44 seg

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin se declarou suspeito para relatar a Ação Cível Originária (ACO) 3696, que foi protocolada pela Advocacia-Geral da União (AGU) com o intuito de impedir que casas de apostas credenciadas pela Loteria do Estado do Rio de Janeiro (Loterj) atuem em todo o país.

“Nos termos do artigo 145, §1º, do CPC, e do artigo 277, do RISTF, diante das petições supervenientes, declaro minha suspeição para atuar no presente feito. À Secretaria Judiciária para as providências cabíveis, nos termos do art. 67, § 3º, do RISTF”, escreveu Fachin, segundo consta no site oficial do STF.


Imagem: Andressa Anholete/STF

Declarar-se “suspeito” é um direito dos ministros do STF quando estes acreditam que, por algum motivo pessoal, profissional ou por potencial conflito de interesses, sua imparcialidade para atuar em um caso específico pode estar comprometida

A declaração de suspeição é vista como uma forma de preservar a credibilidade e a integridade da Suprema Corte. Com isso, deverá ser feito um novo sorteio para designar o relator que substituirá Fachin na relatoria da ACO 3696.

Deixe um comentário
Assine nosso boletim
Digite seu e-mail para receber as últimas novidades
Ao inserir seu endereço de e-mail, você concorda com os Condiciones de uso e a Políticas de Privacidade da Yogonet. Você entende que a Yogonet poderá usar seu endereço para enviar atualizações e e-mails de marketing. Use o link de Cancelar inscrição nesses e-mails para cancelar a inscrição a qualquer momento.
Cancelar inscrição