O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem, entre suas metas para 2024, o leilão de loterias estaduais. Segundo o site BNLData, Freitas listou os objetivos para o ano que se inicia em um discurso realizado há duas semanas, no qual fez um balanço da sua gestão até então.
Como repercutido pela Yogonet, foi realizada uma audiência pública para discutir o tema em 21 de dezembro do ano passado.
A ideia é tirar do papel um projeto iniciado por João Doria (ex-PSDB), que foi governador entre 2019 e 2022 e pretendia leiloar as loterias de São Paulo, com uma empresa explorando os jogos e pagando comissões ao estado.
O plano, no entanto, não seguiu adiante porque o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) apontou irregularidades no edital de concorrência e determinou a suspensão do leilão, em 2022.
“Mostra-se essencial ampla revisão dos estudos de viabilidade econômico-financeira a fim de que seja elaborado documento que consolide, de forma completa e apropriada, as premissas e os dados da concessão, do qual poderá ser extraído projeto, devidamente embasado, para nortear a formulação das propostas”, disse, na época, a relatora Cristiana de Castro Moraes.
Ela completou afirmando que “tendo em vista a amplitude das falhas observadas na concepção da concessão, inviável a continuidade do procedimento nos moldes desenhados pela Administração Estadual”.