Em um ano em que o tema da integridade esportiva está em alta, o Comitê Olímpico do Brasil (COB), por meio do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), lançou o curso online “Combate à Manipulação de Resultados, Juntos em Defesa do Jogo Responsável”.
Segundo comunicado oficial, o conteúdo abrange os riscos e consequências da manipulação no esporte, apresentando boas práticas de combate e formas pela qual os atletas e demais envolvidos no meio podem se proteger.
O anúncio da criação do curso foi feito na quarta-feira, 12 de novembro, durante o II Fórum do Esporte Seguro, evento que reuniu autoridades, dirigentes, atletas e especialistas no Rio de Janeiro (RJ).
“O Fórum Esporte Seguro de 2025 é um marco importante para proteger a integridade e os valores do esporte contra a manipulação de resultados. A principal estratégia para combater essa ameaça global é a informação e conscientização e, nesse sentido, estamos lançando o novo curso de combate à manipulação de resultados”, afirma Sebastian Pereira, gerente-executivo de Educação e Fomento do COB.
O curso, de duração de uma hora, está disponível na plataforma do IOB de maneira gratuita. O público-alvo são atletas, treinadores, árbitros, gestores e demais profissionais do meio esportivo.
“Ao capacitar atletas, treinadores, árbitros e todos os outros profissionais do esporte com conhecimento, transformamos estes profissionais na primeira linha de defesa para garantir um esporte justo e inspirador para as próximas gerações, em alinhamento com os valores olímpicos”, acrescenta Pereira.
Rafael Silva, dono de três medalhas olímpicas no judô e vice-presidente da Comissão de Atletas do COB, também ressalta a importância da iniciativa.
“A manipulação de resultados é uma realidade, acontece. Os agentes do esporte sejam atletas, árbitros, treinadores, integrantes de comissões técnicas, etc, podem ser abordados a qualquer momento. Então, termos iniciativas para ajudar a prevenir esse tipo de ação é fundamental. Tanto o Fórum Esporte Seguro para debater esse tema, quanto o curso são ótimas iniciativas para a conscientização. O aprendizado, o acesso à informação e a consciência das consequências são os primeiros passos para evitar qualquer desvio”, disse o vice-presidente da Comissão de Atletas.