Nesta quinta-feira, 28 de agosto, durante a GAT Expo CDMX 2025, na Cidade do México, foi oficializada a criação da Federação Internacional de Jogos de Azar (FIJA). A nova entidade busca consolidar o trabalho conjunto de associações e organizações do setor na América Latina.
O anúncio foi feito por Evert Montero, presidente da Federação Colombiana de Empresários de Jogos de Sorte e Azar (Fecoljuegos), que também foi nomeado primeiro presidente da FIJA. O dirigente explicou que a decisão veio após uma reunião realizada durante a GAT Expo.
A nova federação contará inicialmente com a participação de:
Miguel Ángel Ochoa, presidente da AIEJA (México);
Lorena Rojas, presidente da APOJA (Paraguai);
Fernando Calderón, presidente da SONAJA (Peru)
Elizabeth Maya Cano, presidente da CORNAZAR (Colômbia)
David Moniz, presidente da Associação Dominicana de Cassinos de Jogo;
Javier Milián, presidente da CIBELAE.
A notícia já havia sido parcialmente antecipada na Academia GAT CDMX, realizada na quarta-feira, 27 de agosto. Naquele momento, a iniciativa era identificada com outro nome: Rede Latino-Americana de Jogos de Sorte e Azar.
Após a reunião dos fundadores, decidiu-se pelo nome definitivo de Federação Internacional de Jogos de Azar.
Em discurso, Montero destacou a relevância histórica do anúncio. “Hoje é um dia histórico para o setor. Inicialmente, quero informar que a Federação Internacional de Jogos de Azar foi criada na América Latina. Nós nos reunimos, discutimos realmente as necessidades da indústria na América Latina e concordamos em muitas coisas.”
O dirigente colombiano também destacou o espírito de unidade que guiará a nova instituição. “Sabemos que temos dores comuns e coisas muito importantes a contribuir neste grupo”, afirmou.
Por fim, Montero expressou o compromisso de trabalhar em uma agenda compartilhada que fortaleça a indústria em toda a região. “Hoje nos comprometemos a trabalhar em objetivos comuns, é um compromisso importante e, com a ajuda de todos, vamos seguir em frente. Esperamos que muitas outras associações façam parte da Federação Internacional de Jogos de Azar”, concluiu.
Com esse anúncio, a FIJA se constitui como um espaço de articulação regional, com o objetivo de representar de forma unificada as entidades de jogos de azar da América Latina, impulsionar o diálogo com os reguladores e fortalecer o posicionamento internacional da indústria.