A Sportradar e a Stake Brasil realizaram, no dia 12 de agosto, um workshop dedicado à integridade no esporte com atletas dos elencos masculino e feminino, categorias de base, dirigentes e funcionários do Juventude, clube do Rio Grande do Sul.
A capacitação contou com a condução de Felippe Marchetti, diretor de Integridade da Sportradar, e com Fred Justo, especialista em compliance, ex-coordenador-geral de Prevenção à Lavagem de Dinheiro no Ministério da Fazenda e membro do Comitê "Jogo Limpo" do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Durante o encontro, foram apresentadas formas de identificar e denunciar práticas de manipulação de resultados, destacando-se a necessidade de colaboração entre atletas, dirigentes e torcedores para manter a credibilidade das competições.
A iniciativa está alinhada à Unidade de Integridade, criada pelo Juventude no início da temporada como um departamento estratégico e permanente voltado à prevenção e orientação sobre condutas que possam comprometer os valores esportivos

Marchetti ressaltou que “os métodos de fraude estão cada vez mais sofisticados, o que exige maior preparo de todos os envolvidos no futebol. Investir em educação é criar uma cultura de integridade”.
O presidente do Juventude, Fábio Pizzamiglio, destacou a relevância da iniciativa: “A presença de dois palestrantes tão experientes trouxe luz a diversas questões, já que o esporte mudou muito nos últimos anos. A tecnologia abriu grandes possibilidades, mas também exige que fiquemos atentos a sinais importantes. Ações como essa são essenciais para proteger a história e a credibilidade do futebol. Estar ao lado de parceiros comprometidos com a integridade, como a Stake, reforça nossa missão de fazer o esporte crescer de forma justa e responsável”.
A ação integra um pacote de medidas estratégicas da Stake Brasil, que visa não apenas apoiar o futebol brasileiro via patrocínios, mas também contribuir para um ecossistema esportivo mais seguro e ético, segundo o comunicado.