O projeto de lei (PL) 2234/22, que legaliza cassinos em resorts, bingos e jogo do bicho, pode ser colocado em votação pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), ainda no primeiro semestre. A afirmação foi feita pelo relator do texto, senador Irajá Silvestre (PSD-TO), em conversa com jornalistas na última quinta-feira, 8 de maio, segundo o JOTA.Info.
O projeto foi aprovado com placar apertado em junho do ano passado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), quando Alcolumbre ainda ocupava o comando do colegiado - o que pode sinalizar simpatia do presidente pela proposta.
Aos jornalistas, Irajá afirmou que a proposta '"á possui apoio da maioria, mas as conversas entre o governo e o Congresso continuam". Segundo o senador, tem sido feita a interlocução com a Fazenda, Planalto e com os ministérios do Turismo e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
O presidente anterior do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), chegou a colocar o projeto em votação no plenário no fim do ano passado, mas a oposição ferrenha de alguns senadores ‒ especialmente os ligados à bancada evangélica ‒ fez com que Irajá pedisse a retirada da proposta da ordem para não ser derrotado.
Pesquisa
Irajá é um grande defensor da aprovação do PL e, a seu pedido, o Instituto DataSenado realizou uma pesquisa que mostra que 60% dos brasileiros são a favor da medida, enquanto 34% se mostraram contrários à medida. O restante afirmou não ter opinião formada sobre o assunto ou preferiu não responder.
“Essa pesquisa é um grande divisor de águas. Depois de quase dois anos e meio que esse projeto está sendo discutido no Senado Federal, onde nós já realizamos algumas audiências públicas e finalmente aprovamos na Comissão de Constituição e Justiça, ele está pronto, maduro para ser votado no plenário do Senado”, afirmou Irajá no final de abril, dias depois da divulgação da pesquisa.
Segundo o parlamentar, o resultado da pesquisa confirmou “aquilo que nós já entendíamos como uma sinalização da sociedade brasileira, do povo brasileiro”. Entre os benefícios da legalização dos jogos comumente apontados por Irajá, estão a geração de empregos, uma maior arrecadação tributária e o fortalecimento do turismo.