Análise

League of Legends: Um gigante no mundo dos eSports

17-03-2025
Tempo de leitura 1:59 min

Nos últimos anos, os eSports têm vindo a ganhar cada vez mais relevância e no digital, com uma audiência crescente e cada vez mais participantes. Tornou-se, pois, um setor essencial na indústria do gaming.

League of Legends, o que é?

No panorama dos eSports, um dos títulos mais procurados é League of Legends. O jogo é desenvolvido pela Riot Games, e um dos mais profissionalizados. E, como tem sido cada vez mais hábito na indústria, há todo o universo da possibilidade de fazer apostas, sendo que algumas plataformas são também dos melhores sites de poker. Mas lembre sempre: jogue com responsabilidade!

Lançado originalmente em 27 de outubro de 2009, League of Legends é um MOBA – Multiplayer Online Battle Arena. No modo de jogo mais procurado e habitual, dois times de cinco jogadores cada disputam um combate player-versus-player. O objetivo é ocupar e defender a metade do mapa do time oposto.

Cada jogador controla uma personagem - «campeão» - diferente, com suas habilidades e finalidades próprias. Cada campeão se adapta a diferentes estilos de jogo, e se tornam cada vez mais poderosos ao longo de um jogo.

No modo principal, Summoner’s Rift, um time vence ao abater a base adversária destruindo a estrutura conhecida como Nexus.

O maior eSport global

Atualmente, League of Legends é o maior eSport do mundo, com diversas ligas regionais culminando no League of Legends World Championship disputado anualmente.

Muitos dos eventos se tornaram numa referência para jogadores de todo o mundo, dando espaço aos maiores talentos de se mostrarem e construírem uma carreira. Quem chega ao topo, pode ganhar muitos milhares de dólares por ano, tornar-se numa celebridade, e tudo isto a partir daquilo que para muitos começa apenas como um hobby.

A edição de 2024 do LoL World Championship se realizou entre 25 de setembro e 2 de novembro em Berlim, Paris e Londres – que foi sede da final. Participaram 20 times e, nas finais, assistiram ao vivo 14.700 pessoas na imponente The O2 Arena em Londres.

O prêmio para os vencedores foi impressionante: 450 mil dólares. Os segundos colocados receberam 360 mil dólares e os terceiros e quartos ficaram com 180 mil dólares. Entre os 20 times participantes, os que receberam mesmo levaram para casa 22.500 dólares.

Para estes números, é necessário ter um grande apoio de patrocinadores. O League of Legends World Championship do ano passado contou com sete empresas parceiras da Riot Games e quatro do próprio LoL.

Mas não só os jogadores são profissionais no panorama do League of Legends: estão também envolvidos treinadores, analistas e comentaristas para as transmissões em streaming e televisivas.

É uma indústria gigante, mas também um nicho cultural, em que os jogadores e espectadores exploram um universo com um mapa simples, mas personagens únicas e muito diferentes entre si – colocando desafios e habilidades únicas para dominar.

A Riot Games continua desenvolvendo o jogo, com novidades constantes ao mesmo tempo que mantém a qualidade e acessibilidade. Ingredientes essenciais para o sucesso desde título que já vai a caminho dos 20 anos de existência.

Temas Relacionados:
Assine nosso boletim
Digite seu e-mail para receber as últimas novidades
Ao inserir seu endereço de e-mail, você concorda com os Condiciones de uso e a Políticas de Privacidade da Yogonet. Você entende que a Yogonet poderá usar seu endereço para enviar atualizações e e-mails de marketing. Use o link de Cancelar inscrição nesses e-mails para cancelar a inscrição a qualquer momento.
Cancelar inscrição