O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do Basquete decidiu arquivar o inquérito que investigava uma possível manipulação de resultados no Novo Basquete Brasil (NBB), a principal divisão da modalidade no país. A investigação, que começou após um relatório da Federação Internacional apontar suspeitas, não obteve dados conclusivos, conforme reportado pelo Metrópoles.
Segundo a reportagem, o foco da investigação era o jogador norte-americano Kenny Dawkins, então atleta do Caxias do Sul, acusado de atuar abaixo de sua média de rendimento, supostamente de forma proposital, durante uma partida contra o Corinthians. O alerta foi feito por uma empresa de monitoramento contratada pela Federação Internacional de Basquete, que identificou suspeitas no desempenho do atleta.
Membros da comissão técnica, jogadores e árbitros negaram qualquer conhecimento sobre a prática de manipulação de resultados. Kenny Dawkins, peça central da investigação, não chegou a ser ouvido, pois se transferiu para o México logo após o término da temporada 2023/2024.
O STJD, com poder apenas para realizar investigações administrativas, determinou o arquivamento do caso. No entanto, os dados levantados durante o processo foram encaminhados ao Ministério Público de São Paulo e à Polícia Federal, que agora conduzem uma investigação para apurar eventuais responsabilidades criminais, relatou o Metrópoles.