O projeto de lei 2.060/24 prevê concursos especiais de loterias para ajudar municípios em calamidade. Conforme a proposta, os recursos arrecadados devem ser destinados à reconstrução de cidades após desastres naturais.
Denominada Loteria Humanitária, a iniciativa visa aproveitar os concursos especiais administrados pela Caixa Econômica Federal para arrecadar e destinar verbas às cidades brasileiras que necessitarem desta ajuda.
Ainda em análise na Câmara dos Deputados, o texto sugere que a arrecadação total de cada concurso especial será dividida em:
"Esses concursos especiais estarão condicionados aos requisitos de gravidade da calamidade pública estabelecidos pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. Caberá ao Poder Executivo definir a regulamentação da futura lei", informou a Agência Câmara de Notícias.
O repasse deverá ser feito pela Caixa diretamente aos municípios e a aplicação será exclusivamente no atendimento emergencial à população atingida.
O texto diz que, em até 120 dias após recebimento do dinheiro, o município fará uma prestação de contas.
“A medida permitirá resposta rápida às comunidades e às pessoas afetadas, além de facilitar o processo de recuperação e de reconstrução”, disse em sessão o deputado Cobalchini (MDB-SC), que apresentou o projeto com outros cinco parlamentares.
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para virar lei, o texto ainda deve ser aprovado pelo Senado.