A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) aprovou uma alteração na lei de loterias do estado (Lei 143/2024), adicionando o esporte ao rol de modalidades de políticas públicas beneficiadas pela iniciativa, o que não acontecia inicialmente.
A iniciativa, do governo do Sergipe, busca ampliar recursos para o setor. “Essa iniciativa é essencial para o estimulo e desenvolvimento de novos talentos esportivos no Estado, criando um ambiente propicio para a descoberta e formação de atletas que possam representar o Estado e o pais em competições nacionais e internacionais”, destacou o Poder executivo, autor da propositura.
O plano do executivo é que a arrecadação a partir da loteria estadual permita a ampliação da infraestrutura esportiva, o apoio a programas de treinamento e a competições, beneficiando atletas de todas as modalidades e níveis. Além disso, "contribui para a inclusão social, oferecendo oportunidades para diversos segmentos da sociedade e promovendo a integração de grupos vulneráveis”, explica o texto do projeto aprovado.
Loteria
No dia 26 de março, a Alese aprovou o projeto de lei que autoriza o Banco do Estado de Sergipe (Banese) a fazer a exploração de loteria pública. O PL 77/2023, de autoria do Executivo, teve aprovação unânime.
A proposta previu que os recursos arrecadados com a venda dos jogos lotéricos sejam destinados a ações em áreas como cultura, meio ambiente, inclusão e assistência social, e agora houve a inclusão de recursos também para a átea do esporte.