A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reuniu-se de maneira remota com capitães e técnicos dos times da série A do Campeonato Brasileiro para discutir uma série de temas. Entre eles, estavam a integridade da competição e o combate à manipulação de resultados, questões que ocuparam boa parte da duração do encontro, realizado no dia 22 de março.
Nesse sentido, a CBF apresentou as medidas que está tomando para coibir a manipulação nos jogos, bem como as regras, penalidades e orientações de como os atletas podem se proteger e denunciar, informa o site oficial da confederação.
Julio Avellar, diretor de Competições da CBF, destacou algumas das parcerias recentes, como o acordo firmado com a Polícia Federal, no qual os dados recebidos pela Sportradar (que faz o monitoramento para a CBF de possíveis casos de manipulação) são compartilhados em tempo real com a autoridade policial.
Foram mencionados ainda a criação da Unidade de Integridade do Futebol Brasileiro e os acordos de cooperação com a Aliança Global de Integridade Esportiva (SIGA) e com o Centro Internacional de Segurança Esportiva (ICSS).
“Esse estreitamento na relação da CBF com federações, clubes e, agora, com treinadores e jogadores, é muito importante para o desenvolvimento do futebol brasileiro, um avanço espetacular que vai trazer resultados muito positivos a curto e médio prazos”, declarou Avellar, em declaração reproduzida no site da CBF.