ARTIGO DO CEO DA DOMPA

Impacto da Inteligência Artificial na realização de sorteios no Brasil

12-01-2024
Tempo de leitura 1:54 min

Em artigo publicado no Jornal Tribuna, Lucas Barchetta, CEO da Dompa - plataforma de sorteios que une suporte jurídico e tecnológico e estratégias de marketing -, debate o futuro do uso da Inteligência Artificial no mercado brasileiro.

Leia o artigo abaixo:

De acordo com um estudo realizado pela Getty Images, com mais de sete mil pessoas em mais de 25 países ao redor do mundo, a América Latina lidera o ranking de regiões com maior interesse pelas tecnologias de Inteligência Artificial. Para se ter uma ideia, quatro a cada seis brasileiros afirmaram que enxergam que a IA pode trazer impactos positivos para suas vidas, números esses considerados acima da média global. Além disso, 15% dos consumidores aqui do Brasil demonstram mais interesse pela tecnologia se comparado a outros países do mundo.

Esses dados mostram o potencial que essa tecnologia vem desempenhando em diversos setores da economia, e no segmento de sorteios e apostas não tem sido diferente. Sua história destaca-se nestes últimos anos e desperta o interesse de muitas pessoas pelas diversas formas de criar conexões com suas marcas preferidas, para desenvolver campanhas de curta duração, realizar sorteios ou então promoções comerciais que geram um ganho extra aos usuários. 

Quando há implementação da IA, independente do tipo de sorteio, é possível automatizar todas as etapas que antecedem sua realização, desde a coleta de participantes até a seleção aleatória de vencedores, proporcionando mais transparência, eficiência e segurança. Os algoritmos inteligentes são projetados para serem confiáveis ao público, oferecendo uma visão clara de como os ganhadores são escolhidos, além de garantir uma execução rápida e eficiente, eliminando possíveis erros humanos. Sua rastreabilidade é aprimorada, o que possibilita com que os participantes e organizadores verifiquem o processo de seleção.

Mas será que  a Inteligência Artificial é mesmo capaz de garantir um resultado mais justo? A resposta é sim. Por meio dela é possível eliminar qualquer viés humano malicioso, pois seus algoritmos de seleção aleatórios são projetados para garantir que todos os participantes tenham chances iguais, independentemente de fatores externos.

Claro que para que tudo dê certo, é necessário entender qual é o seu público-alvo. Isso é imprescindível para que a tecnologia possa fazer a leitura sobre as preferências e comportamento dos usuários, permitindo criar ações mais assertivas, aumentar a probabilidade de participação, além de garantir uma melhor experiência, fortalecendo a relação entre consumidores e marcas.

Por fim, acredito que o impacto da Inteligência Artificial na realização de sorteios é inegavelmente positivo, com sua eficiência e transparência no processo. À medida que a tecnologia continua a evoluir, podemos esperar avanços adicionais que aprimorem ainda mais a experiência de sorteios e do usuário. Seus padrões éticos elevam-se a cada ano e consolidam-se como uma ferramenta valiosa neste setor, não podemos negar. Basta tirarmos o melhor do que a tecnologia pode nos oferecer e observar o que as tendências nesse segmento nos reserva em 2024.

 

Deixe um comentário
Assine nosso boletim
Digite seu e-mail para receber as últimas novidades
Ao inserir seu endereço de e-mail, você concorda com os Condiciones de uso e a Políticas de Privacidade da Yogonet. Você entende que a Yogonet poderá usar seu endereço para enviar atualizações e e-mails de marketing. Use o link de Cancelar inscrição nesses e-mails para cancelar a inscrição a qualquer momento.
Cancelar inscrição