BALANÇO DA ICE BARCELONA 2026

Liliana Costa: “O mais interessante nos próximos anos estará na América Latina, e particularmente no Brasil”

22-01-2026
Tempo de leitura 2:15 min

Liliana Costa, gerente da Clarion Gaming para a América Latina, fez um balanço extremamente positivo da ICE Barcelona 2026, o evento global da indústria do jogo realizado no Centro de Exposições FIRA nos dias 19, 20 e 21 de janeiro, destacando a forte presença de executivos e empresários da América Latina, com foco no Brasil.

Tivemos uma edição muito bem-sucedida da ICE Barcelona 2026, com um grande número de executivos e empresários do Brasil e do restante da América Latina presentes no evento, e isso é fruto de um trabalho que desenvolvemos ao longo de muitos anos, já que nunca nos retiramos da América Latina”, afirmou.

Nesse sentido, Costa ressaltou o trabalho contínuo que a Clarion Gaming vem realizando na região e o papel da ICE como ponto de encontro para toda a indústria em nível global.

Trabalhamos o ano inteiro para melhorar e desenvolver relações sólidas e criar novos contatos com legisladores, reguladores, associações, meios de comunicação, operadores e com a indústria em geral. A ICE é isso: a plataforma para todas as verticais do jogo e para todos os setores, indústrias e entidades relacionadas ao jogo. Tudo se conecta em um único lugar, na World Gaming Week, juntamente, claro, com a iGB Affiliate.”

A executiva também destacou o crescimento da participação latino-americana no evento, um dado que considera fundamental para o posicionamento futuro da região dentro do ecossistema global do gaming.

“Para nós, o resultado foi fenomenal. Calculamos que tivemos um aumento de mais de 20% na presença de executivos, empresários e visitantes da América Latina neste ano, o que, para mim em particular, é motivo de muita felicidade, porque reflete o trabalho que temos realizado.”

Ao ser perguntada sobre os resultados da Casa Brasil, o novo espaço dedicado exclusivamente a esse mercado dentro da ICE, Costa foi enfática quanto ao interesse que o país desperta em nível internacional.

“Os visitantes da ICE nos mostram que, no futuro imediato — digamos, nos próximos dois ou três anos —, o mais interessante estará na América Latina, e particularmente no Brasil.”

Nessa linha, destacou a solidez da presença brasileira no evento e o impacto positivo do primeiro ano de regulamentação do jogo online.

Muitos já olham para o Brasil como o primeiro ou segundo mercado de maior interesse em nível global, e a apresentação e presença brasileira foram muito sólidas. Acredito que isso também se deva ao fato de estarmos celebrando um ano da regulamentação do jogo online no Brasil e, à medida que o mercado ganha forma, se define e se protege, a regulamentação fica muito mais clara.”

Por fim, Costa ressaltou o papel que a ICE pode desempenhar na evolução do mercado brasileiro nos próximos anos, contribuindo com conteúdos, ideias e espaços de troca para toda a indústria.

“Penso que, cada vez mais, a ICE pode contribuir para delinear o futuro desse mercado e colaborar com conteúdos, ideias e interesse, para atender melhor à indústria brasileira. Podemos fazer isso e, sem dúvida, os brasileiros são, neste momento, aqueles que mais podem nos ajudar nessa tarefa.”

ICE Barcelona 2026 - O interior da feira

Deixe um comentário
Assine nosso boletim
Digite seu e-mail para receber as últimas novidades
Ao inserir seu endereço de e-mail, você concorda com os Condiciones de uso e a Políticas de Privacidade da Yogonet. Você entende que a Yogonet poderá usar seu endereço para enviar atualizações e e-mails de marketing. Use o link de Cancelar inscrição nesses e-mails para cancelar a inscrição a qualquer momento.
Cancelar inscrição