A Polícia Civil do Rio Grande do Sul executou quatro mandados de busca e apreensão no domingo, 16 de novembro, no Esporte Clube São Gabriel, da terceira divisão gaúcha, sob suspeita de fraude em competição esportiva.
A operação, batizada de Cartão Vermelho, apura crimes como manipulação de resultados, falsidade ideológica, falsa identidade e associação criminosa, segundo o ge.
De acordo com as autoridades, documentos, celulares e computadores foram apreendidos nas dependências do clube do sudoeste do estado, com o objetivo de reunir evidências sobre possíveis esquemas de apostas. A partir disso, serão realizados os interrogatórios dos alvos e a análise dos objetos apreendidos.
Desencadeadas a partir de denúncias nos canais de inteligência da Polícia Civil e por meio de notícia criminal encaminhada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) — que colabora com a investigação —, as suspeitas de manipulação surgiram a partir da goleada do sub-20 do Internacional por 7 a 0 sobre o São Gabriel pela Copa FGF ocorrido no dia 29 de outubro, em Alvorada.
O primeiro tempo terminou com o Inter vencendo por 1x0, mas, no segundo tempo, o desempenho do São Gabriel caiu drasticamente e o time levou mais seis gols. Segundo comunicado oficial da Polícia Civil, havia uma denúncia prévia de que a equipe sofreria cerca de cinco gols na etapa final do duelo.
Também são investigados resultados considerados anormais em outras partidas da Copa FGF e da Terceirona Gaúcha.