O SiGMA Group lançou um novo documentário, produzido com a GamingMalta, destacando o papel de Malta como um centro global para a indústria de jogos. O filme usa a cúpula SiGMA Euro-Med 2025 como um estudo de caso em regulamentação, inovação e colaboração público-privada.
O Euro-Med 2025 reuniu 12 mil participantes e mais de 400 palestrantes, discutindo o alinhamento de Malta com sua estratégia nacional e as mudanças regulatórias da região.
Vozes proeminentes da liderança e da indústria de Malta aparecem no filme, incluindo Ivan Filletti, CEO da GamingMalta; Charles Mizzi, CEO da Malta Gaming Authority; Silvio Schembri, Ministro da Economia, Empreendimentos e Projetos Estratégicos; Fabian Demicoli, Chefe de Assuntos da UE e Comunicações na Câmara de PMEs de Malta; e o fundador do SiGMA Group, Eman Pulis.
“Os jogos em Malta são uma história de sucesso. É um dos principais pilares da economia local, então eu diria que o resultado fala por si”, disse Mizzi, enquanto Filletti descreveu Malta como “um lar” para empresas de jogos.
O filme conecta a agenda da cúpula à Visão Malta 2050, com discussões sobre políticas, conformidade, jogo responsável e tecnologias emergentes, como IA e Web3.
"A indústria de jogos está, de fato, listada como uma de nossas áreas prioritárias, não apenas para sustentar o crescimento, mas também na próxima era transformadora", afirmou Silvio Schembri, ministro da Economia, Empreendimentos e Projetos Estratégicos.
Os jogos contribuem com mais de 12% do PIB de Malta, representam de 6% a 7% do VAB nacional e empregam mais de 14 milpessoas. "Há um enorme efeito cascata — a indústria audiovisual, a indústria de catering — precisamos encontrar uma maneira de continuar trabalhando juntos em benefício da economia e do povo maltês", disse Demicoli.
O documentário teve como pano de fundo a semana Euro-Med, a peça também captura os principais destaques, incluindo a recepção Business-to-Government no Fort St Angelo, o lançamento do SiGMA Vision 2030 e a Noite de Premiação, que reconheceu líderes em 27 categorias.
O leilão da Fundação SiGMA arrecadou € 103.500 em apoio a projetos de educação, saúde e sustentabilidade, enquanto o SiGMA Poker Tour em Portomaso incluiu uma dimensão competitiva e de arrecadação de fundos às atividades da semana.
Além disso, a SiGMA confirmou que a cúpula de Malta será transferida de setembro para março, a partir de 2026. "Nossa visão para 2030 é unir essa energia aos participantes da comunidade B2C, mas também aos governos", disse Pulis.
"Queremos que a SiGMA se torne a autoridade mais confiável, onde participantes, a comunidade B2B, reguladores e governos convergem para que o setor cresça de forma sustentável."