PRESIDENTE DA FECOLJUEGOS

Evert Montero: “Assumir a presidência da FIJA é um reconhecimento à liderança da Colômbia na construção de um setor transparente”

02-09-2025
Tempo de leitura 1:39 min

A recente edição da GAT Expo CDMX, uma das feiras mais relevantes da América Latina para a indústria do entretenimento e dos jogos de sorte e azar, teve como um de seus resultados a criação da Federação Internacional de Jogos de Azar (FIJA).

A iniciativa reúne entidades da Colômbia, México, Paraguai, Peru, El Salvador e República Dominicana, com o propósito de consolidar uma voz unificada que permita enfrentar os desafios do setor e promover seu desenvolvimento sob princípios de legalidade, inovação e responsabilidade social.

Como informou o Yogonet, Evert Montero Cárdenas, presidente da Federação Colombiana de Empresários de Jogos de Sorte e Azar (Fecoljuegos), foi designado como o primeiro presidente do novo organismo, o que para ele representa o reconhecimento da liderança que o país tem demonstrado na defesa da formalidade, legalidade e regulação responsável do setor.

Que seja a Colômbia, por meio da Fecoljuegos, quem assuma a presidência da FIJA é um reconhecimento à liderança do país na construção de um setor transparente, formal e competitivo, e nos posiciona como referência mundial na articulação de entidades de jogos de sorte e azar. Este é apenas o início de uma agenda que terá impacto global e que nos desafia a continuar trabalhando unidos pelo fortalecimento do jogo legal e responsável”, afirmou Montero ao ser nomeado.

A Fecoljuegos detalhou que a FIJA inicia com a participação de seis países e tem como objetivo ampliar progressivamente seu alcance para outros continentes, convocando associações da Europa, América do Norte e Ásia a se somarem a esse esforço coletivo. No curto prazo, também deverão integrar-se nações da América do Sul que não estiveram presentes no ato de fundação, como Argentina, Brasil, Chile e Panamá, entre outros, que já manifestaram interesse em fazer parte.

Como primeira tarefa, será formado um grupo provisório encarregado de definir estatutos, mecanismos de governança e estrutura operacional, garantindo processos transparentes e inclusivos. Entre os objetivos estratégicos destacam-se a criação de espaços de diálogo interinstitucional, a promoção do jogo responsável, o desenho de padrões regulatórios comuns e a construção de uma agenda internacional que fortaleça a cooperação entre governos, operadores e associações.

Por fim, a Fecoljuegos afirmou que a criação dessa nova entidade representa uma grande conquista para a indústria do jogo legal, não apenas na América Latina, mas também no cenário global.

“Seu alcance internacional permitirá projetar padrões comuns, fortalecer a cooperação com organismos de outros continentes e abrir espaços de diálogo em torno da inovação e da responsabilidade social”, concluiu Montero.

Deixe um comentário
Assine nosso boletim
Digite seu e-mail para receber as últimas novidades
Ao inserir seu endereço de e-mail, você concorda com os Condiciones de uso e a Políticas de Privacidade da Yogonet. Você entende que a Yogonet poderá usar seu endereço para enviar atualizações e e-mails de marketing. Use o link de Cancelar inscrição nesses e-mails para cancelar a inscrição a qualquer momento.
Cancelar inscrição