O Tribunal Superior do Reino Unido concedeu uma liminar a favor da empresa Spribe, proibindo a Aviator LLC de lançar ou comercializar seu jogo crash no Reino Unido, à medida que uma disputa legal entre as duas empresas de jogos se intensifica.
A decisão, proferida na semana passada, impede a Aviator LLC, com sede na Geórgia, de promover o que a Spribe descreveu como uma versão “copiada” de seu jogo crash Aviator.
A Spribe desenvolveu e lançou o jogo em 2018 e acusou a Aviator LLC de infringir sua propriedade intelectual..
“Estou satisfeito que o respeitado Tribunal do Reino Unido apoie nossa posição e tenha concedido uma liminar impedindo a Aviator LLC de lançar e promover seu jogo imitador”, disse David Natroshvili, fundador e CEO da Spribe.
A liminar é um marco na longa batalha judicial entre as duas empresas, que se desenrolou em várias jurisdições. Em 2024, a Aviator LLC obteve uma indenização de US$ 330 milhões na Geórgia contra a Adjarabet, de propriedade da Flutter, antiga operadora do jogo Aviator da Spribe, em uma disputa relacionada a marcas registradas.
A Spribe classificou a decisão da Geórgia como falha, alegando que ela resultou de um “processo legal excepcionalmente rápido e com falhas processuais em uma jurisdição onde as preocupações com a independência judicial e a transparência foram amplamente documentadas”.
A empresa disse que o processo abordou apenas o uso de elementos específicos da marca dentro da Geórgia e não se referia à propriedade global do jogo Aviator.
Em sua última declaração, a Spribe alegou que a Aviator LLC apresentou provas “contraditórias e conflitantes” na audiência no Reino Unido, obscureceu seu envolvimento por meio de uma rede mutável de entidades licenciadoras e se recusou a fornecer documentação importante.
A Spribe também alegou que a Aviator LLC e entidades afiliadas, como a Aviator Studio Group ou a AviGroup, entraram em contato direto com seus clientes no Reino Unido, afirmando falsamente ter a propriedade da marca Aviator enquanto promoviam sua própria versão do jogo. Ela descreveu as ações como parte de um padrão de tentativas de “má-fé” para explorar o sucesso da marca.
“Essas alegações são falsas”, disse a Spribe. “O jogo Aviator, incluindo seus recursos, marca e propriedade intelectual, é inteiramente criado e de propriedade da Spribe.”
Natroshvili acrescentou: “Continuaremos a tomar todas as medidas necessárias globalmente para proteger a Spribe, nossos parceiros e jogadores de terceiros que busquem prejudicar ou infringir nossos direitos.”