Em meio à intensificação das políticas migratórias do presidente Donald Trump, o governo do México anunciou na última sexta-feira, 25 de julho, um sorteio especial da Loteria Nacional (Lotenal) destinado a arrecadar fundos para apoiar mexicanos vivendo nos Estados Unidos, com prêmio total de cerca de R$ 126 milhões (424,5 milhões de pesos mexicanos).
“O recurso que se obtenha depois dos prêmios vai ser para fortalecer todo o apoio dos imigrantes nos Estados Unidos por parte de nossos consulados”, afirmou a presidente do México, Claudia Sheinbaum, em coletiva. O bilhete reproduz o lema “México com M de migrante” e traz a imagem de um coração cercado por espigas de milho e plantas de maguey, símbolo da conexão com os migrantes, explica o g1.
O sorteio está previsto para 15 de setembro — data que marca o início da Guerra de Independência do México, em 1810. Sheinbaum declarou que os festejos serão dedicados aos “irmãos migrantes” em especial nesta ocasião. Cerca de 12 milhões de mexicanos vivem nos Estados Unidos, onde Trump lançou uma dura política anti-imigratória desde seu retorno à Casa Branca em janeiro.
Sheinbaum também afirmou que cerca de 75 mil mexicanos optaram por se repatriar voluntariamente dos EUA desde o início do mandato de Trump. Muitas dessas decisões ocorreram em meio a operações de detenção, especialmente em cidades como Los Angeles, com grande presença de comunidades mexicanas.