A Coljuegos, agência reguladora de jogos da Colômbia, apresentou uma iniciativa na 9ª Cúpula Ibero-Americana de Jogos para criar uma loteria regional com lucros direcionados ao combate às consequências das mudanças climáticas.
A proposta foi apresentada por Marco Emilio Hincapié, presidente do órgão regulador colombiano, durante o encontro. "Esperamos que os reguladores se envolvam com a Loteria Ibero-Americana para obter recursos que nos permitam proteger a Amazônia, região duramente afetada pelo aquecimento global", disse.
Durante a cúpula, os participantes assinaram um memorando de entendimento para iniciar o processo de criação de uma Comissão Internacional de Reguladores de Jogos de Azar e Sorte. O objetivo é compartilhar experiências e fortalecer o setor na América Latina.
“Conseguimos incluir nossa proposta de criação de uma associação regional no memorando de entendimento, o que nos permitirá combater em conjunto o jogo ilegal e apoiar os países que estão apenas começando na regulamentação”, afirmou o titular da Coljuegos.
Ele também destacou a liderança regional da entidade que cuida da regulamentação e controle de jogos de azar.
"Com essa integração, buscamos aprimorar a eficiência, a responsabilidade social e a sustentabilidade ambiental do setor. Queremos compartilhar toda a nossa experiência com países que estão em processo de fortalecimento de seus órgãos reguladores ", acrescentou.
A Cúpula Ibero-americana de Jogos foi realizada nos dias 27 e 28 de maio em Lima e contou com a presença de representantes de países como Equador, Panamá, Porto Rico, República Dominicana, Brasil, Espanha, Portugal, Argentina, Chile, Peru e Colômbia.