A Associação do Futebol Argentino (AFA) emitiu um comunicado oficial anunciando a suspensão preventiva de quatro jogadores brasileiros do clube El Porvenir, da quarta divisão local. A punição é válida por um período de 90 dias.
A entidade tomou a decisão após ser informada de uma investigação criminal sobre suspeita de manipulação de resultados e de apostas esportivas envolvendo os atletas. Os jogadores suspensos são: Marcos Vinicius Serrao Carvalho, Alessandro Miranda Santos, Fabio Monteiro Blanco e José Denilson Gomes da Silva.
Além disso, a AFA também decidiu sancionar o sérvio Nićifor Simović, empresário que representa os atletas brasileiros. Ele foi proibido de entrar nos estádios do país e de exercer sua atividade pelos mesmos 90 dias. Denilson José Gomes da Silva, um dos atletas punidos pela AFA
Leia a declaração da AFA
“A Associação de Futebol Argentino informa que, de acordo com o que foi publicado no Boletim nº 6690 do Tribunal Disciplinar da entidade, datado de 15 de maio de 2025, foi decidido o seguinte:
1º) Ordenar a suspensão provisória, com efeito imediato e por um período inicial de noventa (90) dias, dos seguintes jogadores:
- Marcos Vinicius Serrao Carvalho
- Alessandro Miranda Santos
- Fabio Monteiro Blanco
- José Denilson Gomes da Silva
2) Impor ao Sr. Nićifor Simović a proibição de ingressar em todos os estádios da República Argentina onde se realizem competições oficiais organizadas pela Associação de Futebol Argentino e a suspensão do exercício de representação no âmbito da Associação de Futebol Argentino, com efeito imediato e pelo mesmo período de tempo.
3) Estabelecer que as presentes medidas terão caráter preventivo, podendo ser prorrogadas de acordo com o disposto no artigo 47 do Código Disciplinar, sem prejuízo da eventual imposição de sanções definitivas que possam ser aplicáveis em função do andamento do processo disciplinar ou judicial."