Uma aliança inédita promete impulsionar os e-Sports como modalidade olímpica na Colômbia. O Comitê Olímpico Colombiano (COC), a GAT Expo e a Colombian Official Esports formalizaram um acordo para organizar torneios nacionais e internacionais, fomentar o ecossistema profissional dos jogos eletrônicos e preparar o país para disputar protagonismo no cenário global dos esportes digitais.
O anúncio foi realizado durante a Gaming and Technology Expo Cartagena (GAT), feira de tecnologia e entretenimento realizada no Centro de Convenções Las Américas, em abril. O evento contou com a presença do presidente da Coljuegos, Marco Emilio Hincapié, dirigentes do COC, o CEO da GAT Esports, José Aníbal Aguirre, imprensa e convidados especiais.
“Para o Comitê Olímpico Colombiano, é um prazer trabalhar ao lado de uma empresa que demonstrou seriedade — e esta grande feira é a prova disso. Trabalhamos para tornar os e-Sports uma realidade. A Colômbia realmente progrediu; a lei foi aprovada recentemente, faltando apenas a sanção. Precisamos colocar em prática o lema desta feira, que é entretenimento com responsabilidade, regulando os e-Sports para termos muitos jovens praticando", afirmou o COC em comunicado.
"Hoje, o Comitê Olímpico Internacional já os reconhece, e as primeiras Olimpíadas dessa modalidade esportiva serão realizadas. Naturalmente, trabalharemos com o Ministério do Esporte e o Ministério da Educação para elaborar uma boa regulamentação na Colômbia”, incluiu o comitê.
A GAT e-Sports, realizada entre os dias 29 e 30 de abril, foi descrita como o palco central do desenvolvimento dessa nova frente olímpica digital. Segundo José Aníbal Aguirre, CEO da GAT, “com essa aliança, não só integraremos uma nova geração de esportistas, como também trabalharemos com torneios estruturados profissionalmente e com oportunidades reais para o desenvolvimento dos jogadores colombianos".
"A GAT e-Sports é o cenário ideal para concretizar esse projeto, no qual combinamos inovação tecnológica, rigor esportivo, paradas e torneios — porque a Colômbia merece ser protagonista na era dos esportes digitais”, acrescentou.
O projeto prevê formação especializada, suporte à saúde e bem-estar dos ciberatletas, além de competições regulares com padrão olímpico. O objetivo é alinhar a prática dos e-Sports ao Sistema Nacional do Esporte, recentemente ampliado após a aprovação de uma nova legislação que aguarda apenas a sanção oficial.
O presidente da Coljuegos, Marco Emilio Hincapié, também celebrou a iniciativa: “Saúdo essa aliança. Eu estive no grande evento que a GAT realizou com os jovens aqui em Cartagena no ano passado e gostei muito. Dá para ver o entusiasmo e a vontade de levar essas ideias adiante. Desejo muito sucesso a todos”.
Félix Burgos Méndez, assessor do COC e presidente da Colombian Official Esports, completou: “É muito importante que essa aliança dê frutos e estamos dispostos a apoiar cada passo da GAT e-Sports para convocar a comunidade gamer e avançar na captação de recursos que permitam o desenvolvimento do projeto”.