A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) encaminhou à Polícia Federal uma notificação da Federação Internacional de Basquete (FIBA) que aponta possível manipulação em uma partida do Novo Basquete Brasil (NBB), principal torneio da modalidade no país.
De acordo com o Globo Esporte, a suspeita foi detectada pela Sportradar, empresa especializada em monitoramento e integridade no esporte. O caso envolve desempenho muito abaixo da média de um ou mais jogadores.
O desempenho dos atletas teria coincido com um aumento nas apostas que previram esses números ‒ em um caso hipotético, é como se um atleta propositalmente fizesse menos cestas ou assistências para beneficiar apostadores específicos.
A reportagem não menciona nomes ou qual exatamente foi a manipulação, mas cita que um dos jogadores envolvidos é estrangeiro se transferiu para o México.

Apesar de ter recebido a notificação e repassado à Polícia Federal, a CBB não tem mais relação com o torneio de basquete organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB). Esta, por sua vez, negou ter recebido qualquer comunicação alertando sobre manipulação no campeonato.
“Através de seu Departamento de Comunicação, a Liga Nacional de Basquete diz que não foi informada sobre qualquer caso de manipulação de resultado em jogos que organizou em 2024. Nem pela FIBA, nem pela Genius Sports, empresa parceira da LNB e da própria FIBA na análise e monitoramento de possíveis fraudes em resultados esportivos. A Liga aguardará que venha qualquer comunicado oficial da FIBA para tomar as providências cabíveis”, disse a LNB, segundo o Globo Esporte.