Expansão do mercado

Câmara de Goiânia aprova criação da “Loteria Municipal”

20-09-2023
Tempo de leitura 1:18 min

Conforme explica o BNLData na edição de hoje, a Câmara de Goiânia aprovou, na última quinta-feira (14), autorização para prefeitura da Capital instituir “Serviço Público de Loteria Municipal”.

O texto, de autoria do vereador Léo José (sem partido), é embasado na lei criada em Belo Horizonte para o serviço de loteria, em julho deste ano, e tem por finalidade aumentar a arrecadação do Paço Municipal.

Segundo a proposta, o modelo de loteria será regido pela lei federal que regulamenta os serviços de jogos no Brasil e o regramento definido por meio de decreto após sanção do prefeito.

Esse projeto vai ajudar a Prefeitura na arrecadação. E aí é o prefeito que define para onde o recurso da arrecadação vai. Pode ir para a previdência, por exemplo que tem um déficit gigantesco”, disse Léo.

No entanto, parecer da Procuradoria da Câmara entende a proposta como “inconstitucional” por falta de competência. Já que a iniciativa da proposta de loteria municipal deveria ser do Executivo. Ainda com o parecer desfavorável, a matéria foi aprovada.

A proposta foi encaminhada ao Paço Municipal, onde vai passar por análise da Procuradoria Geral do Município (PGM) e receber parecer jurídico sobre a constitucionalidade.

O projeto de lei aprovado e sancionado em Belo Horizonte, base para o texto aprovado em Goiânia, também foi proposto por um vereador. E a regulamentação dos serviços será feita a partir de decreto. “O prefeito vai definir as regras da loteria municipal por decreto e aí serão definidas as modalidades, que tipo de prêmios serão oferecidos e também para onde irão os recursos arrecadados. No texto deixamos isso claro”, afirmou o autor da proposta.

Em entrevista à TV Câmara, o vereador Léo José (sem partido) registra que a arrecadação do valor obtido com o serviço será destinada ao pagamento dos prêmios, imposto de renda e despesas operacionais e financiamento de ações da prefeitura nas áreas de saúde, educação, esporte, turismo e previdência social. Caberá ao Executivo definir as regras da loteria municipal.

Deixe um comentário
Assine nosso boletim
Digite seu e-mail para receber as últimas novidades
Ao inserir seu endereço de e-mail, você concorda com os Condiciones de uso e a Políticas de Privacidade da Yogonet. Você entende que a Yogonet poderá usar seu endereço para enviar atualizações e e-mails de marketing. Use o link de Cancelar inscrição nesses e-mails para cancelar a inscrição a qualquer momento.
Cancelar inscrição