Coljuegos, administradora do monopólio dos jogos de azar na Colômbia, anunciou a assinatura de um Acordo de Cooperação Interinstitucional com a UIAF (Unidade de Informação e Análise Financeira) e de "Pactos pela Legalidade" com as associações do setor, com ênfase no combate, prevenção e detecção de possíveis operações de lavagem de dinheiro, financiamento do terrorismo e financiamento da proliferação de armas de destruição em massa.
"É por isso que saúdo a assinatura desse acordo interinstitucional com a UIAF, porque nos permite unir forças em um interesse comum: desenvolver atividades destinadas a fortalecer os mecanismos que contribuem para a luta contra a corrupção, a prevenção e a detecção de operações associadas à lavagem de dinheiro, seus crimes de origem e o financiamento do terrorismo", declarou Marco Emilio Hincapié Ramírez, presidente da Coljuegos, que desde sua chegada à presidência da entidade demonstrou seu interesse por esse problema.
Por sua vez, Luis Eduardo Llinás Chica, diretor da UIAF, comentou: "Esse acordo é muito importante para nossas entidades, é uma sinergia necessária para construir uma estrutura regulatória atualizada, com a qual se consegue um sistema mais robusto de ativos contra a lavagem de dinheiro; tudo isso será feito em um trabalho conjunto, no qual, é claro, as diferentes associações de jogos intervirão".
Esse acordo permitirá que a UIF tenha acesso a informações fundamentais para a luta contra a corrupção, a prevenção e a detecção de operações associadas à lavagem de dinheiro, seus crimes de origem e o financiamento do terrorismo.

Por outro lado, Coljuegos assinou pela primeira vez "Pactos pela Legalidade" com as associações Fedelco, Cornazar, Fecoljuegos e Asojuegos para avançar no "fortalecimento dos laços que construímos", disse Hincapié.
"Isso demonstra o alto compromisso que eles têm com a estratégia delineada, na qual se aprofundam as boas práticas de gestão e as garantias de transparência do dinheiro arrecadado e transferido para a saúde dos colombianos e que, juntamente com o acordo interinstitucional assinado com a UIAF, apoiam o esforço para fortalecer a imagem dos empresários que trabalham na tarefa de conformidade e jogo responsável", acrescentou o chefe da Coljuegos.

A assinatura do "Pacto pela Legalidade" contou com a presença de Rocío Acosta, presidente da Fedelco; Elizabeth Maya, presidente da Cornazar; Evert Montero, presidente da Fecoljuegos; e Juan Carlos Restrepo, presidente da Asojuegos. Ricardo Párraga, funcionário da UIAF, também esteve presente para acompanhar essa iniciativa.
Os presidentes das associações declararam que, embora já tenham acompanhado essa iniciativa em diferentes territórios, "é muito importante ter assinado pela primeira vez como associações" e, dessa forma, demonstrar seu compromisso com o país. Eles também indicaram que estão dispostos a continuar trabalhando arduamente contra práticas ilegais que prejudicam suas empresas associadas e, é claro, causam "danos profundos às finanças que são coletadas para os serviços de saúde dos colombianos".