REINO UNIDO

GambleAware encerrará atividades até março de 2026

04-08-2025
Tempo de leitura 2:38 min

Após anos atuando como principal entidade para tratamento e prevenção de danos relacionados ao jogo no Reino Unido, a GambleAware encerrará suas atividades até março de 2026.

O fim da entidade alinham-se com a mudança do governo do Reino Unido para um modelo de taxa estatutária, que coloca a mitigação de danos sob supervisão do setor público.

A transição transfere a responsabilidade para órgãos de saúde, incluindo o Serviço Nacional de Saúde (NHS), o Office for Health Improvement and Disparities (OHID) e a UK Research and Innovation.

A mudança entrará em vigor totalmente a partir de 1º de abril de 2026 e se aplicará à Inglaterra, Escócia e País de Gales.

Transição da contratação e continuidade dos serviços

Andy Boucher, presidente do conselho de curadores da GambleAware, afirmou que a instituição apoia a mudança e trabalhará para garantir a continuidade dos serviços nos próximos dois anos.

“Temos defendido a introdução de um sistema estatutário há muitos anos e estamos orgulhosos de nossa contribuição para sua implementação. Reconhecendo a mudança em todo o sistema, os curadores decidiram que a GambleAware, como instituição de caridade, trabalhará para um encerramento planejado até 31 de março de 2026", disse Boucher. 

Ele acrescentou que a organização continuará cumprindo suas responsabilidades atuais até que o novo sistema esteja implantado, e destacou que seu trabalho já ajudou “dezenas de milhares de pessoas”, principalmente por meio de suas campanhas nacionais e de parceiros contratados, como a Rede Nacional de Apoio ao Jogo (National Gambling Support Network).

“Nossa principal prioridade continua sendo proteger as pessoas dos danos causados pelo jogo e garantir estabilidade e continuidade para nossos beneficiários à medida que os novos responsáveis assumem,” afirmou.

À medida que a GambleAware entra em sua fase final de atuação, Boucher pediu ao NHS England, ao OHID, à UK Research and Innovation e aos órgãos competentes na Escócia e no País de Gales que “atuem a partir dos avanços e aprendizados do sistema atual, garantindo que os conhecimentos adquiridos sejam levados adiante.”

A instituição afirmou que seu site e materiais de prevenção continuarão acessíveis durante o processo de transição.

Reações do governo e do setor

A ministra do Jogo, Fiona Twycross, reconheceu as contribuições da GambleAware e da Rede Nacional de Apoio ao Jogo.

“A GambleAware e outras organizações do terceiro setor, incluindo a National Gambling Support Network, trabalharam com dedicação incansável ao longo dos anos para contratar e oferecer serviços eficazes para pessoas afetadas pelos danos do jogo,” declarou.

“Com a implementação do novo sistema estatutário de taxa para o jogo, gerenciar uma transição suave e estável é uma prioridade absoluta, e estamos tomando medidas significativas para manter a prestação de serviços.”

Após o anúncio, Jordan Lea, CEO e fundador da Deal Me Out, expressou preocupação com o processo e suas consequências em entrevista ao NEXT.io.

“O encerramento da instituição de caridade mais reconhecida e confiável do Reino Unido no combate aos danos causados pelo jogo é uma mancha na implementação da taxa estatutária,” disse Lea à publicação.

“Infelizmente, o anúncio feito hoje pela GambleAware era previsível – centenas de demissões nos últimos 12 meses, com mais fechamentos por vir como resultado de uma implementação mal conduzida da política governamental.”

A GamCare informou que buscará reuniões com o NHS England, o OHID e os órgãos competentes na Escócia e no País de Gales para discutir a transição e garantir o apoio contínuo às pessoas afetadas.

Deixe um comentário
Assine nosso boletim
Digite seu e-mail para receber as últimas novidades
Ao inserir seu endereço de e-mail, você concorda com os Condiciones de uso e a Políticas de Privacidade da Yogonet. Você entende que a Yogonet poderá usar seu endereço para enviar atualizações e e-mails de marketing. Use o link de Cancelar inscrição nesses e-mails para cancelar a inscrição a qualquer momento.
Cancelar inscrição