A CPI das Bets ouve nesta quarta-feira, 21 de maio, o padre e influenciador digital Patrick Fernandes, convidado a prestar depoimento a partir de requerimento apresentados pelo senador Dr. Hiran (PP-RR), presidente da comissão, e pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF).
Segundo os parlamentares, a presença do religioso se justifica pela relevância de seu trabalho pastoral com jovens e famílias, e pela atuação nas redes sociais, onde frequentemente trata de temas como saúde emocional, vícios comportamentais e os efeitos do uso excessivo da tecnologia.
“Sua participação contribuirá significativamente para o entendimento mais amplo dos efeitos sociais desse mercado e para a formulação de políticas públicas que visem proteger os cidadãos mais vulneráveis, especialmente os jovens, contra os potenciais danos desse tipo de atividade”, afirmaram os senadores.
Um outro requerimento pedindo a presença do Padre Patrick havia sido apresentado pela senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), relatora da CPI, que citou o fato do influenciador religioso afirmar ter recusado fazer publicidade de bets.
Thronicke, inclusive, avalia acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir uma nova prorrogação dos trabalhos da comissão. A informação foi divulgada pelo portal JOTA.Info.
Inicialmente prevista para encerrar em 30 de abril, a CPI já teve o prazo estendido por 45 dias pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), após pedido da parlamentar, com encerramento atualmente previsto para 14 de junho. Thronicke, no entanto, defende mais tempo para aprofundar as investigações e afirma contar com o apoio de outros senadores para manter o colegiado em funcionamento.